quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Atividade 2.5 - Planejando uma atividade com hipertexto ou Internet

TEMA: Educação Ambiental com histórias em quadrinhos

JUSTIFICATIVA: Tendo em vista a preocupação com o tema “Meio Ambiente”, esta atividade proporcionará aos educandos a oportunidade de trabalhar com os conteúdos espaço e forma da matemática e, utilizar a internet, juntamente com atividades de produção de texto.

OBJETIVOS : Identificar e diferenciar as tirinhas de jornais das histórias em quadrinhos, ; produzir a própria tirinha, através de hipertexto e internet, enfatizando situações que envolvam preservação do Meio Ambiente; desenvolver uma postura critica em relação à defesa do meio ambiente.


DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: Língua Portuguesa, Matemática e Educação Ambiental.

PÚBLICO ALVO: Alunos do 4 º ano e 5º ano
METODOLOGIA: Trabalhos em grupo, roda de conversa sobre as tirinhas de jornais e sobre as histórias em quadrinhos.
Apresentar aos alunos uma história em quadrinhos, através de gibi: 






Em seguida, encaminhar os alunos para o laboratório de informática, orientando-os a acessar os sites do assunto em questão: meio ambiente, quadrinhos e tiras.
 Exploração do tema sobre as características e diferenças entre a tirinha de gibi e a tirinha de jornal.
Depois a criação do roteiro: uma história curta, com no máximo quatro quadrinhos,
que será realizado em uma folha de sulfite.
O(a)  professor(a) deverá estimular os alunos a perceberem que para se fazer a estrutura da tirinha é preciso utilizar algumas formas geométricas como o quadrado e o retângulo. Aproveitar a oportunidade para questioná-los sobre as características contidas em cada forma geométrica. A produção da tirinha pode possuir qualquer tema, desde que tenha um objetivo reflexivo, abordando questões do cotidiano, do país e do mundo, porque esta é a proposta da tirinha de jornal.

RECURSOS: sites, internet, apresentações, softwares, revistas em quadrinhos, tirinhas de jornal, recortes de figuras geométricas.




  

EXECUÇÃO: 4 horas.

AVALIAÇÃO: Observação da participação nas tarefas realizadas e partilha dos conhecimentos adquiridos. Os educandos serão avaliados de acordo com a participação e desenvolvimento nas atividades propostas.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: Portal do Professor, Google, Jornais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário